Pênis vermelho e irritado: o que é? e o que fazer?

Balanite é uma inflamação da glande (cabeça do pênis) associada a uma infecção. Quando o prepúcio (pele que recobre a glande) também é acometido, usa-se o termo balanopostite.

Tanto em adultos quanto em crianças a balanopostite pode ser originada de higiene inadequada, dermatite irritante de contato, trauma local, infecção bacteriana ou fúngica (cândida albicans). A falta de hábitos regulares de higiene do pênis pode levar ao acúmulo de uma substância esbranquiçada, o esmegma, que em ambiente propício pode levar à multiplicação de micro-organismos causando inflamação/infecção.

Causas:

O estreitamento no prepúcio impedindo a exposição da glande (fimose) pode resultar em dificuldade de manter uma higiene adequada e acarretar acúmulo de esmegma. A Balanopostite também pode ser causada pelo contato com substâncias presentes em produtos de higiene (sabonetes, cremes e xampus) e produtos farmacêuticos (como pomadas e medicamentos) e contato direto com alguns tipos de tecido também pode desencadear o problema.

Sintomas:

A principal manifestação é a inflamação, que provoca vermelhidão, aumento da temperatura local e dor, às vezes, acompanhada de inchaço. Podem aparecer ulcerações (pequenas feridas) na superfície da glande. Nos casos associados a infecção, podem estar presentes pústulas (bolhas com pus) e os pacientes também referem coceira e presença de secreção malcheirosa.

Diagnóstico:

O diagnóstico é essencialmente clínico, ou seja, não é obrigatória a realização de exames para definir a doença. Quando necessário, os exames visam a identificar o agente causador e estabelecer um tratamento mais adequado.

Tratamento:

O tratamento das balanites depende da causa da inflamação. Balanites infecciosas são tratadas com uso de antibióticos e antifúngicos, associados a orientações de higienização adequada. Nestes casos, é fundamental o tratamento da parceira para erradicar eficientemente a doença. A circuncisão é uma opção, por facilitar a higienização e, assim, proteger o indivíduo.

Nos outros casos, deve-se evitar exposição aos agentes irritantes identificados como causadores do processo, como pomadas e sabonetes. As balanites não infecciosas podem ser tratadas com medicamentos anti-inflamatórios.

Prevenção:

Boa higiene (com retração do prepúcio), circuncisão, tratamento da(o) parceira(o) e uso de preservativo nas relações sexuais são os melhores métodos de prevenção das balanites.

2 comentários em “Pênis vermelho e irritado: o que é? e o que fazer?”