Pedra nos rins e na vesícula têm a mesma causa. Mito ou Verdade?
MITO! Não há relação entre os dois tipos de cálculos.
Os cálculos renais têm como causas mais frequentes o volume insuficiente de urina, causado pela pouca ingesta ou pela desidratação e além disso por distúrbios metabólicos que resultam na excreção em excesso de várias substâncias. Já os cálculos biliares são formados por problemas de solubilidade do colesterol e das bilirrubinas de causa ainda pouco conhecida.
Posso tomar um remédio para diluir minhas pedras no rim. Mito ou Verdade?
VERDADEIRO! Contudo, esta afirmação é verdadeira apenas para os cálculos de ácido úrico puro, que são relativamente incomuns. Os demais tipos de cálculo renal não podem ser dissolvidos com remédios e na grande maioria das vezes os cálculos renais são compostos de mais de uma substância.
Tenho pedra no rim porque bebo muito leite. Mito ou Verdade?
MITO! Muito embora o cálcio esteja presente em cerca de 80% dos cálculos renais, o excesso da ingesta de cálcio raramente é a causa destes cálculos. Na realidade, a restrição na ingestão de cálcio aumenta o risco de cálculos renais.
Churrasco aumenta o risco de pedra nos rins. Mito ou Verdade?
VERDADEIRO! Alimentos ricos em proteína animal, sobretudo, quando muito salgados, como o churrasco, tendem a elevar a quantidade de sódio no organismo. Dieta com alto teor de sódio aumenta a excreção urinária de sais, como cálcio e oxalato, aumentado então o risco de formação de cálculo renal.
Frutos do mar aumentam o risco de pedra nos rins. Mito ou Verdade?
VERDADEIRO! Alimentos como camarão, lula, lagosta, caranguejo, entre outros que compõem os frutos do mar, são muito ricos em sódio. A ingestão desses alimentos com frequência (mais de uma vez por semana) pode elevar a quantidade de sódio na urina, aumentando a excreção urinária de cálcio e oxalato e também contribuir para a formação de cálculos.
Ingestão de sementes de tomate pode causar pedra nos rins. Mito ou Verdade?
MITO! O risco de desenvolvimento de cálculos renais não está associado à ingestão de sementes nem de caroços.
Casos de pedras nos rins aumentam nos períodos de calor. Mito ou Verdade?
VERDADEIRO! Nesses períodos, as pessoas tendem a ficar mais desidratadas, pois transpiram mais. Com isso, o rim tem menos líquido para filtrar, aumentam as chances de o paciente ficar com a urina mais concentrada, elevando o risco de agregação dos cristais.
Criança não tem pedras nos rins. Mito ou Verdade?
MITO! Apesar de os cálculos renais afetarem principalmente as pessoas dos 20 aos 50 anos de idade, eles também podem ocorrer na infância. O aparecimento de cálculos na infância aumenta a possibilidade de haver doenças de herança genética, como cistinúria, acidose tubular renal e hiperoxalúria primária.
Ingestão de bebidas cítricas ajuda a prevenir pedras nos rins. Mito ou Verdade?
VERDADEIRO! Sucos naturais de frutas cítricas, como limão e laranja, são ricos em ácido cítrico e são eliminados na urina na forma de citrato. A eliminação do citrato na urina ajuda a prevenir a formação de cálculos renais.
Durante as crises de pedra nos rins, se movimentar ou trocar de posição na cama ajuda a diminuir a dor. Mito ou Verdade?
MITO! As dores provocadas pelos cálculos renais são muito fortes, tanto que são frequentemente comparadas por algumas pessoas com a dor do parto. Elas se instalam na região lombar, quase sempre de um lado só das costas, e costumam passar para a lateral do abdômen, pelve e genitais à medida que as pedras progridem pelas vias urinárias. No entanto, diferentes posições ou movimentos corporais não influem no aparecimento nem na intensidade da dor.